Trajes


Noiva- ano 1940, composto por saia preta, blusa branca de cambraia.
Noivo- ano 1940, Fato Preto, camisa branca, papilon preto, chapéu preto.
Aguadeira- mulher que ia á fonte, veste saia preta, blusa florida, colete e abental verde, chinelas , pretas, lenco de la, lareado, eleva na cabeca a rodilha e na mao transporta a cantarinha.
Ceifeira- representa uma das actividades do trabalho rural, composto por saia estampada pregueada, blusa e florida, chapéu de palha, a protejer do sol, leno de lá, chinelas pretas, cordas amarrada nas ancas e a foice ao ombro.
A Tricana- tipico de Aveiro , trage do fim do ano 1960, é composto para a saia preta, pregada, blusa branca, xaile de merinho com franja curta, lenco lavrado em sede, chinelas pretas e meias rendadas.
Tremoceira- composto por saia vermelha, blusa florida com aplicacoes de renda, chinelas pretas e para acompanhar o acafato com o pano de linho com renda, onde eram colocados os tremocos que sevendiam de porta em porta.
Homem do Campo- o homem vestia calca castanha, camisola aos quadrados, chapéu de palha, lenco ao pescoco e traz o seu utencilio de trabalho, o malho.
Mulher do Campo- veste saia e colete castanho abental e flusa florida, chinelas pretas, lenco de lá e traz consigo o enchinho.
Vindimadeira- representa a mulher que fazia a vindima com o seu cesto, composto por saia estampada em tons de castanho, blusa de cambraia, amarela, abentl de serpilheira. usava tamancos pretos, chapéu preto, e a acompanhar tráz o cesto das uvas.
Salineira- mulher que transpotava o sal das marinhas na sua canastra, composto por saia reta, blusa estampada, xaile preto, lenco de lá chapéu preto de abas largas.
Mecenato- o homem das salinas, do sal na sua lide, é composto por calcoes brasncos, meio quarto, camisa branca.Usa tamancos em madeira.
Peixeira- representa a mulher que vendia opeixe de porta em porta, para ganhar o sustento para a sua casa, usava saia comprida aos quadrados, camisa aos quadrados, xaile laranja, faixa preta, lenco de lá lavrado, chapéu preto a acompanhar a canastra.
Pescador- representa o homen do mar, que ia para o mar na busca do seu sustento, camisa de lá aos quadrados, em tons de vermelho, calca aos quadrados, cinza de atilhos, nas pernas., faixa preta, barruco preto, rede ao ombro, usa tamancos.
Lagareiro- representa o homem que pisava o vinho no lagar, calca preta, a trés quartas de flanla, camisa de quadrados e usa tamanos; na cabeca leva um chapé de palha para protejer do sol e leva o masso para pizar o vinho.


         O trajes do dançarino - é composto por calça em fazenda preta, colete, camisa branca de linho. Faixa em tecido de baeta vermelha, apertada na cinta.
       Chapéu preto e sapato de salto raso, preto e co atacadores.
  

      Da esquerda para a direita : Aguadeira, Mulher do Campo, Tricana, Vindimadeira, Ceifeira, Domingueira, Noiva, Peixeira, Salineira.


* Os  trages das dançarinas - são todos iguais, em tons de vermelho e preto, a saia preta com uma tira de vermelho, colete vermelho, blusa branca, avental branco com renda, vestem meias de renda, chinelas pretas; na cabeça usam um lenço florido e um chapéu preto.