Intercâmbio Cultural



O Grupo Folclórico São Pedro da Palhaça, na semana de 11 a 18 de Julho de 2009, teve uma viagem até aos Açores, mais precisamente até á Freguesia da Nossa Senhora do Rosário – Lagoa – São Miguel, onde esteve com o Grupo Folclórico “O Grujola”.


Como tudo correu ...

No dia da chegada, dia 11 de Julho 2009...


Tivemos uma recpção de Boas Vindas nas instalações do Grupo Grujola, onde tivemos o primeiro conctato fisico, com elementos deste Grupo.



Durante a semana, visitamos os lugares mais belos, desta ilha .....
Fomos ver a Fabrica de Chá, ao Museo, e tomamos um chá delicioso... 


Visitamos uma Plantação de ananáses ...






Visitamos muitos lugares bonitos...


















 


 














Foi uma semana inesquecível !!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Ano 2010,  vinda do Grupo "O Grujola" á Vila da Palhaça, do dia 7 a 14 de Agosto.

 
O Grupo Folclórico “O Grujola”, teve 2 actuações enquanto cá estiver.
 A primeira foi, no dia 7 de Agosto, no Troviscal, onde fizeram uma pequena actuação para demonstrar um pouco da cultura Açoriana.
No dia 8, actuaram festas da Palhaça.
Durante a semana, eles visitaram grande parte do distrito de Aveiro e ficaram a conhecer um pouco da nossa cultura.
Fizeram uma visita ás fábricas da SOTELHA e da RECER, as quais disponibilizaram uma visita gratuita ás suas instalações.
 Visitaram também a VISTA ALEGRE, as CAVES ALIANÇA, o MUSEU MARITIMO DE ILHAVO e ainda o NAVIO SANTO ANDRÉ.
Na freguesia da Palhaça, vesitaram o MUSEU DA PALHAÇA, os ESCUTEIROS, a IGREJA, e as instalações da ADREP, instalações essas que nos foram cedidas pela ADREP para que pudéssemos ter o Grupo dos Açores a descansar.
Os escuteiros emprestaram-nos algum equipamento, como colchões e mantas para que eles se possam sentir confortáveis.
Para além disto, o Grupo “O Grujola”, teve a possibilidade de visitar a nossa feira no dia 12 de Agosto, fizeram  uma viagem de moliceiro pelo canal da ria e por fim uma pequena viagem de comboio, da estação de Aveiro até Oiã, visto que no arquipélago dos Açores não existe linha ferroviária.
Foram visitar o PORTUGAL DO PEQUENITOS, e foram a FÁTIMA e foram  á SERRA DO BUÇACO.
Isto tudo só foi possível graças ás ajudas dadas pela Junta de Freguesia da Palhaça e pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, já sem contar com as entidades mencionadas e ainda todos os elementos do Grupo Folclórico São Pedro da Palhaça, que se esforçaram para angariar fundos para os podermos receber.

"Grujola" - grupo de Jovens da Lagoa não foi mais do que um grupo de 30 elementos que vieram á Palhaça demonstrar a cultura de São Miguel, para além de virem numa vertente mais turística de modo a conhecerem os usos e costumes da região da Bairrada e de provar o que de melhor se faz por cá.
Desde o Leitão da Bairrada, passando pela Chanfana, pelo bom vinho e espumante da Bairrada e sem nunca esquecer os deliciosos ovos moles, esta visita foi para eles algo que nunca esquecerão, pois não imaginavam que a região da Bairrada e o distrito de Aveiro fosse tão rico, tanto a nível gastronómico como a nível paisagístico.

A sua estadia de 8 dias, de 7 a 14 de Agosto, serviu para não só testar a capacidade que o Grupo Folclórico São Pedro da Palhaça tem para bem receber um grupo, como também para ver a forma como são recebidos estes turistas pela população do concelho de Oliveira do Bairro.


A SUA VISITA FOI ASSIM ...

No seu primeiro dia, o Grupo Folclórico “O Grujola” teve a recepção de boas vindas junto á Sede do Grupo Folclórico São Pedro da Palhaça, onde estiveram presentes o presidente da junta de freguesia da Palhaça, Manuel Augusto, o presidente da ADREP, Mário Braga, entre outras entidades.
Nessa noite foram fazer, junto com o Grupo da Palhaça, uma pequena demonstração do seu folclore na freguesia do Troviscal.
No Domingo, dia 8, tiveram a possibilidade de assistir á missa na Igreja Matriz da Palhaça e ainda de acompanharem a procissão relativa ás festas da Palhaça. O seu almoço foi brindado com o tão apetitoso Leitão da Bairrada. Á tarde estiveram a actuar junto com o Grupo Folclórico São Pedro da Palhaça e com o Rancho Folclórico de Biscainho – Ribatejo.
Na Segunda-feira fizeram uma pequena visita ao museu São Pedro da Palhaça e ainda ficaram a conhecer a Cerâmica Sotelha, onde tiveram a possibilidade de ver todo o processo de fabrico de uma telha e ainda de debater um pouco sobre este tipo de produto que nos Açores é ainda fabricado manualmente e ainda muito pouco desenvolvido, para além terem carências aquando a aplicação de telhados, onde desconheciam a função de alguns dos acessórios que por lá encontraram. Uma visita bastante enriquecedora. Para o seu almoço, tiveram a comer o tão saboroso Porco no Espeto servido no Parque de Lazer da Palhaça. A tarde foi dedicada ao desporto e ao alargar os laços de amizade entre os dois grupos e ainda com a participação de vários membros da Junta de Freguesia da Palhaça.
Chegando a terça-feira, foram mais uma ver visitar uma cerâmica, desta vez a RECER, cerâmica essa que eles já conheciam bem o seu nome, pois nos Açores existem bastantes produtos desta empresa. Como eles sabiam da existência do bom vinho e do bom espumante da Bairrada, puderam então visitar as Caves Aliança e conhecer todo o processo de produção tanto do vinho como do espumante da Bairrada. Para almoçar nada melhor do que terem o prazer de ver as bonitas paisagens da Mata Nacional do Buçaco.
Passaram então pelo Luso e beber um pouco da sua água já que a seguir foram fazer uma visita ao Portugal do Pequenitos, sitio que eles ansiavam visitar pois era um dos locais mais falados nas ilhas dos Açores.
Á noite foi preparada uma sardinhada para eles e ainda a participação de alguns elementos do grupo de teatro da ADREP que prepararam uma pequena peça de teatro, peça essa que fez acabar em grande este dia dos açorianos.
Na quarta-feira chegava o dia em que iriam fazer a maior viagem enquanto estivessem pelo continente. Foram portanto até Fátima e tiveram a possibilidade de assistir á missa rezada no santuário de Fátima e de conhecer todos os lugares marcantes de Fátima pois foram ainda visitar os Valinhos e as Casas dos três pastorinhos.
Na vinda foram ás Grutas da moeda e visitaram o Mosteiro da Batalha. Á noite a Junta de Freguesia da Palhaça ofereceu um jantar a todo o grupo dos Açores e á direcção do Grupo da Palhaça. Neste jantar foram trocadas algumas lembranças entre a Junta de Freguesia e o Grupo “O Grujola”, e ainda das Associações da ADREP e dos Escuteiros da Palhaça.
Quinta-feira foi o dia de o Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, receber o Grupo “O Grujola” nos Paços do Concelho e de proceder á respectiva troca de lembrança entre eles.
Depois disto, foram fazer uma breve visita ao Museu Etnográfico do Troviscal, visitaram ainda o Museu e a Capela da Cerâmica Vista Alegre, da qual levaram algumas recordações, visto que as peças provenientes desta empresa tem um elevado valor a nível internacional.
Como o distrito de Aveiro é tão conhecido a nível marítimo fomos leva-los a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo e a ver por dentro o Navio Santo André.
Chegado o último dia de visitas, sexta-feira, o grupo foi levado a conhecer a zona costeira desta região visitando assim a Vagueira, a Costa Nova, onde viram as casas tradicionais dos pescadores e visitaram o mercado, tendo visto portanto algum do pescado da zona de Aveiro. Por último visitaram a Barra e toda aquela zona de actividade piscatória e o seu farol.
Foram almoçar no Jardim Oudinot e rumaram ao centro da cidade de Aveiro onde fizeram a viagem nos moliceiros pelos canais da ria de Aveiro. Tendo o resto da tarde para visitar a cidade de Aveiro, apenas lhes foi pedido que depois se dirigissem para junto da estação de comboios a fim de fazerem uma pequena viagem de comboio até Oiã.
Viagem essa que para muitos seria a sua primeira vez dentro de um comboio.
Com isto chegou o fim do dia e o Jantar de despedida estava pronto. Neste jantar foi dada a possibilidade a todos aqueles que participaram activamente nesta recepção de dar uma palavra a eles, sendo logo aberta pelas palavras de carinho e apresso do Presidente da Assembleia do Grupo da Palhaça, o Professor Victor Oliveira, dando de seguida a palavra ás mulheres da cozinha, passando pela direcção dos Grupos e chegando aos presidentes da Junta de Freguesia e da ADREP, todos falaram num tom emocionado sobre a semana que passaram junto do Grupo “O Grujola”.
No dia 14, Sábado, era chegado o dia de os levar para o aeroporto e de nos despedirmos deles, aguardando ansiosamente a possibilidade de voltar a estar com eles.
Durante toda a semana, o Grupo “O Grujola” teve a possibilidade de se divertir durante a noite, visto que a Festa da Palhaça decorreu durante a semana que eles cá estiveram, coincidência ou não, o que é certo foi que eles puderam aproveitar ao máximo todos os minutos que estiveram pela Vila da Palhaça, e mais ainda com a grande ajuda que foi dada tanto pela festa da Palhaça como pelos grupos que actuaram, já que incentivaram bastante os açorianos e os convidaram a participar na animação da festa, desde a subida ao palco, passando por lhes pedir para cantar entre outras coisas, foi um incentivo extra para eles.
Como o presidente do Grupo da Palhaça Paulo Figueiredo é padeiro, teve durante esta semana a visita a meio da noite de alguns elementos do grupo dos Açores, onde para além de lhe fazerem companhia ainda o animavam durante as tão longas e chatas noites de um padeiro.
Toda esta semana exigiu um elevado esforço por parte de bastantes pessoas, mas principalmente dos elementos do Grupo Folclórico São Pedro da Palhaça, ás quais se deixa uma palavra de gratidão por tudo aquilo que fizeram para os podermos receber.

Deixa-se ainda uma palavra de agradecimento á Junta de Freguesia da Palhaça, á Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, á ADREP e ainda aos Escuteiros que ajudaram bastante para que esta semana se pudesse concretizar.
A Direcção do Grupo Folclórico São Pedro da Palhaça agradece por fim ás cozinheiras e a todos os homens que as ajudaram a preparar todos aqueles saborosos comeres para o Grupo Folclórico “O Grujola”.

Fotos para recordar ...
    




 








      "Correu tudo bem....   e deixa saudades...."