Eventos


31º.  Festival de Folclore, 30 de Junho 2013


Grupos participantes

  No passado dia 30 de Junho o Grupo folc. S. Pedro da Palhaça, realizou, no largo das Escolas primarias da Palhaça, pelas 16hora o seu 31º Festival de Folclore, com a participação dos Grupos : Rancho F. de S. Martinho de Moure,- Baixo Minho; Grupo Folc. "As Janeiras" - Ribatejo; Rancho F. "As Morangueiras da Abelheira - Estemadura e o Rancho Tipico Flores de Perafita - Douro Litoral.
A tarde de folclore correu da melhor maneira, teve uma boa plateia que adorou ver  os grupos, reflexo dos aplausos ouvidos.
A decoração do palco esteve a cargo do par de dançarinos Ana Pinto, e Fernando Caniçais e outros elementos do grupo.
A Cozinha teve a cargo das senhoras do nosso grupo (Coro), que realizaram um trabalho exemplar. O bar teve a cargo, de alguns elementos do Grupo  como José Carlos, Zé e Sr. Manuel (entre outros).
Tudo correu bem.


























Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram, na realização deste festival, Câmara, Junta Freguesia,  aos comerciantes da Palhaça que no dia 29 de Junho, deram o seu contributo, (oferta), aos nossos elemento do grupo e a toda a população em geral.
Que para o ano tudo corra da Melhor maneira como correu este ano.
A Direcção.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

30º Festival de Folclore, 1 de Julho 2012

Grupos participantes : 

Grupo F. S. Pedro da Palhaça - Beira Litoral
Grupo Folc. de Valverde - Baixo Minho
Grupo F. S. José da Lamarosa - Charneca Ribatejana
Grupo Folc. Santa Leocádia de Fradelos - Vila N. Famalicão

O festival correu bem.









Obrigado a todos os Grupos, pela sua vinda.




--------------------------------------------------------------------------------------------

GRUPO FOLCLORICO DE S. PEDRO DA PALHAÇA
18ª “ MATANÇA DO PORCO À  MODA ANTIGA ”

Dia 11 de Março de 2012
na Palhaça

Esta iniciativa, pretende fazer reviver as antigas tradições da matança do cevado (porco), na nossa terra, utilizando como antigamente, as agulhas a arder para queimar as cerdas do porco, e ainda as telhas para limpar o porco, juntamente com a água. “Procuramos ser fieis o mais possivel:

O nosso objectivo é homenagear a  partilha das iguarias, acto cria e fortalecia amizades entre familas, que repartiam alegremente o porco que tinham.

O dia começará pelas 8horas da manhã, homens do Grupo folclorico iram desmanchar o porco, para começar-se a fazer as diversas iguarias, tais como, sarrabulho, rojões das tripas, os rojões, os ossos para a sopa, as febras.

Quem quizer, poderá apreciar estas iguarias, junto ao Largo das Escolas Primárias da Palhaça,  onde iremos ter mesas para quem quizer  almoçar na Palhaça.

Durante a tarde haverá muita musica, pelas 15horas o “Grupo Duas Gerações” de Oliveira de Azeméis;às 16horas actuação do Grupo de Cantares “ Raizes da Nossa Terra – Adrep e pelas 17horas actuará  o Grupo anfitrião – Grupo Folc. De S.Pedro da Palhaça.

Venha passar uma tarde diferente, connosco e traga um amigo.
A Direcção.

Como tudo correu ...

O Grupo F.. de S. Pedro da Palhaça, realizou no domingo passado, dia 11 de Março a 18ª Matança do Porco á Moda antiga, que mais uma vez voltou a atrair multidões....
Com a ajuda do nosso Padroeiro, S. Pedro o dia começou bem cedo, pelas 8horas iniciou-se a matança do porco, seguinto todo oritual este acto ...
Pelas 12horas copmoçaram a sair as diversas iguaias , tais como rojões das febras, rojoes das tripas, o serrabulho e figado;  ao longo do almoço muitas foras as pessoas que se juntaram para almoçar nas nossas barraquinhas, e outras que vieram buscar para almoçar em casa, pelas 15horas iniciou-se a tarde cheia de musica, pelas 15h o Grupo Duas Gerações de Oliveira de Azeméis, fez a sua apresentação cantando musica popular com grande alegria, que foi muito aplaudido pelas muitas pessoas que se deslocaram á Palhaça, pelas 16 horas o Grupo de Cantares Raizes da Nossa Terra - Adrep, actuaram para todos os presentes com grande dedicação e empenho, de que nos tem vindo a demonstrar ao longo da sua existencia.
Pelas 17h30 foi a vez da actuação do Grupo Anfitrião, G. Folc. de S. Pedro da Palhaça, fazer a sua primeira apresentação do Ano, onde teve algumas novidade, como a apresentação da nova Direcção, para os proximos 2 anos, novos elementos que entegraram no grupo, e novo ensaiador, Fernando Caniçais.
Cantamos e dançamos algumas modas do nosso grupo, com muito empenho de todos os elementos do grupo que apezar do cansaço, de uma manhã muito agitada, demostraram o seu valor em cima do palco, que o publico bateu palmas com grande entusiasmo;
Tudo correu muito bem.
Queremos portanto deixar uma mensagem de agradecimento a todos os que se deslocaram á Palhaça, para verem a nossa Matança, aos ouvintes da Rádio Soberania que se deslocaram á Palhaça, ao lucotores da Radio Soberania Sr. Elidio Ferreira e Sr. Augusto - Emissora das Beiras, ás diversas entidades que nos apoiaram neste dia, como Câmara Municipal, Junta de Freguesia (pela cedencia das tendas, mesas e  bancos), á Adrep (que nos sedeu o palco, para podermos actuar), aos nossos Técnicos de Som,(Victor Migueis e Fausto), aos particulares que nos emprestaram as mesas, cadeiras, barraquinha das sobremesas, ás pessoas que não fazendo parte do grupo nos ajudaram nesta tarde no bar.

Muito Obrigado a todos da Direcção deste Grupo F. S. Pedro da Palhaça.
2010 - A Matança do porco á moda antiga 

O Grupo Folclórico São Pedro da Palhaça voltou mais um ano a realizar a sua matança do Porco á moda antiga no dia 14 de Março. Esta matança com mais de 15 anos de tradição neste grupo, voltou a atrair multidões para poderem reviver o como era feita a matança do porco de antigamente, bem como provar aqueles deliciosos rojões que as nossas cozinheiras preparavam com todo o carinho.
Felizmente que o São Pedro nos proporcionou um grande dia solarengo o que ajudou bastante para que tivéssemos uma boa tarde de tradições. Notamos alguma emoção por parte das pessoas que fizeram antigamente aquele tipo de matança do porco, o que nos leva a sentir que conseguimos retratar bem as matança tradicionais.
Esta foi a primeira actividade que a nova direcção do grupo realizou, direcção essa que tomou posse no dia de 4 Dezembro de 2009, e que é composta pelos seguintes elementos: Paulo Figueiredo, Presidente, Victor Ferreira, Vice-presidente, Jimmy Carter Ferreira, Tesoureiro, Ana Paula Batista, 1ª Secretária, Rui Oliveira, 2º Secretário, José Carlos Ribeiro, 1º Vogal e Luciana Santos, 2ª Vogal.
A partir das 15 horas tivemos a actuação do nosso grupo folclórico e logo de seguida demos entrada ao Loureiro de Barcelos e á Adília, que abrilhantaram o final de tarde com um espectacular cantar ao desafio.
Tivemos durante todo o dia uma barraquinha de doces que teve também uma grande adesão, não só para comer os doces, como também para beber um bom café.
Queremos portanto deixar uma mensagem de agradecimento a todos aqueles que compareceram no dia da nossa matança, e para aqueles que não compareceram por lá, queremos lhes dizer que contaremos com eles em futuros anos.
Recordamos por fim que temos o bar do nosso rancho aberto todas as terças-feiras á noite, das 21 às 24 horas, para todos aqueles que queiram conviver um pouco com este rancho e passar um bom principio de noite na nossa companhia. Caso queira ser nosso sócio também o poderá fazer nesses dias, bastando pedir lá uma ficha de inscrição.
Contamos com todos vocês para que este rancho possa crescer e continuar a levar as tradições desta região além fronteiras.
             
2010 - Festa de Natal

No dia 11 de Dezembro de 2010 fizemos a nossa pequena festa de Natal onde contámos com a presença de várias entidades do nosso concelho, tendo lá comparecido um representante da câmara, o presidente da Junta de Freguesia da Palhaça bem como toda a sua equipa e ainda o Presidente de Assembleia da Junta.
Este é sempre um dia em que tentamos juntar ainda mais a já grande família desta associação, juntando portanto todos os componentes do grupo e ainda os sócios a nós agregados. É sempre uma noite animada e onde se dá uma pequena lembrança a todos os nossos componentes e aqueles que tanto fazem por esta associação, entre eles os técnicos de som Victor Migueis e Fausto Oliveira e ainda outros como José Lameiro que nos tem ajudado com as suas máquinas, o Ilídio Ferreira da Rádio Soberania, o Presidente de Assembleia do grupo, o senhor Victor Oliveira e alguns motoristas da câmara.
Foi uma noite de balanço do ano que estava a acabar e de expectativas do ano que se adivinha.