Historial


Fundado em 29 de Junho de 1982 - dia da festa de São Pedro - Padroeiro da Freguesia da Palhaça.

  • Actuações em Festivais e Festas de Norte a Sul do país, Espanha e França.
  • Várias gravações discográficas em cassetes (3) e 2 CD.
  • Em 1997 o Grupo gamhou o Diploma de Distinção de os mais de 97 - A Matança do Cevado" - "O reviver de uma tradição".
  • Em 1999 realizou um intercanbio Cultural com o Grupo Folclórico de Arrifes - Ponta Delgada - Açores.
  • Em 2000, participou no V Festival Internacional "Xiabre 200" - Valga - Espanha.
  • Em 2001 o nosso Grupo recebeu do Inatel, uma viola e um cavaquinho.
  • Em 11 de Fevereiro de 2003, participo no Programa da TV Portuguesa - "Olá Portugal" e em 11 de Setembro de 2003, participou tambem no programa da "RTP 1" - Praça da Alegria"
  • Em Julho de 2003, participou no programa da "Rádio Renascença" - em Aveiro.
  • Em 2003 deslocou-se durante 8 dias, a terras de França - à bonita cidade de Lamballe, região da Bretanha.
  • Em 14 de Setembro de 2004 alterou-se o nome passando a chamar-se Grupo Folclórico São Pedro da Palhaça, padroeiro da freguesia. O Grupo fala-nos dos hábitos e costumes da terra onde pertence e da região onde se insere.
  • Em 2009 deslocou-se durante uma semana á Ilha de Ponta Delgada - Lagoa - Açores para um intercanbio cultural com o Grupo "Grujola".
  • Em 2010 - o Grupo "Grujola" deslocou-se ao Continente - á Palhaça durante uma semana.

As modas interpretadas pelo nosso grupo são fruto de uma recolha realizada na localidade onde nos inserimos, integrando também no nosso repertório algumas modas da região da bairrada.
Os trages usados nesta região são mais claros, próprios de paises mais quentes, em contraste com as cores escuras dos tecidos usados na redondeza.
Nota-se no entanto que apesar da introdução de cores claras as cores escuras também se usavam, bem como os modelos de vestuário eram semelhantes aos das redondezas.

Os trages do Grupo - cópias dos usados outrora estão relacionados essencialmente com as lides do amanho da terra, não faltando na mulher, a mantilha e no homem o tradicional Gabão, que alguns chamavam de Aveiro, mas não esquecendo que pertência a uma vasta Região e que na Bairrada não havia homem que não o tivesse.
Por outro lado a aglutinação cultural, não só influênciou o Trage, como outros variadissimas aspectos do nosso folclore, como as musiças, danças e costumes.

Actualmente o Grupo Folclórico de S. Pedro da Palhaça é composto por 37 elementos, entre tocata (Cavaquinho, acordion, reco-reco, ferrinhos, bombo e viola), o Coro é composto por  elementos, apresentando Trages da Região - como o Pescador, a Peixeira, a Tremoceira, a Águadeira, a Ceifeira, o Salineiro e a Salineira, Lagareiro, o Casal do Campo, o Casal da Vindima, a Noiva e o Noivo, a Tricana, o Gabao, companhados com alguns adereços e útencilios de trabalho, tais como o malho, cesta da vendima, cântaro de água, cesto da tremoceira, o rodo e a pá de puxar o sal, a foice, o enchinho .....

No nosso Grupo existem 7 pares de dançarinhos (rapariga/rapaz), Jovens e adultos de diversas profissões e formação cultural, aderem entusiasmadas e entregam-se de corpo e alma aos ensaios, iniciados, há 30 anos.